domingo, 12 de abril de 2015

Constelaçaõ Familiar

Desenho da Artista Plástica Naila Pommé




Conheci Constelação Familiar em 2009, e desde então tenho mergulhado neste universo atraente e construtivo, e me deparado com a abrangência e possibilidades que a Constelação Familiar pode trazer às nossas vidas.
Abordarei alguns aspectos teóricos em uma tentativa de elucidar o que é Constelação Familiar.

Constelação Familiar Sistêmica é um processo terapêutico criado por Bert Hellinger, nascido em 1925 na Alemanha, atualmente ministra cursos, workshops em vários locais por todos continentes, e a cada momento nos mostra um olhar diferente e profundo das Constelações Familiares. 
Bert Hellinger estudou filosofia,pedagogia e teologia, entre outras abordagens terapêuticas. Ele era um missionário e em 1970 deixa a ordem religiosa e dedica-se às Constelações Familiares.
A base da Constelação Familiar é de que existe um inconsciente coletivo de cada família, e que além da carga genética que recebemos, através de nossos pais,  estamos todos conectados por este inconsciente coletivo, conscientemente ou inconscientemente.
Assim todos fazemos parte do campo energético de nossas famílias, espaço com  todas as historias, experiências, dores , sucessos, amores dos que vieram antes.
Recebemos a Vida através de nossos pais, a qual chegou até eles através de seus pais, nossos avós, desta maneira podemos visualizar um mar de gente que veio antes, e agora cabe a nós passar para frente esta Vida, esta Força; para nossos filhos, animais, trabalho, algo de muito grandioso para cada um de nós que leve esta força.
Bert Hellinger chama de fluxo do AMOR, e para que este amor dê certo temos que reconhecer as ordens do amor, que são:
  • Dar e Receber na mesma medida, equilíbrio.
  • Hierarquia, reconhecer os que vieram antes, uma ordem.
  • Pertencimento, todos que fazem parte do sistema tem direito igual de pertencer.


Neste meu percurso encontro várias pessoas querendo entender melhor "O que é Constelação Familiar", assim irei trazer para este espaço algumas informações, mas não se esqueçam que o teórico é importante, mas o "sentir" é valioso.
Aos interessados sugiro que experimentem a Constelação Familiar, só assim terão um verdadeiro "saber" acerca das constelações.
Até mais.



4 comentários:

  1. Oi Katia,

    Sou muito grata ao Bert Hellinger. A Constelação Familiar, trouxe curas profundas para feridas transgeracionais que eu carregava. Tenho visto também o resultado surpreendente em pacientes que acompanho em terapia e que fazem uma Constelação, o processo dá um salto. Impressionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,

      É verdade, a Constelação Familiar trás cura em um nível profundo, é surpreendente.
      Obrigada pelo seu comentário.
      Bjs

      Excluir
  2. Ah! Obrigada pelas visitas, é muito bom te ver por lá.
    Bjs

    ResponderExcluir