terça-feira, 21 de abril de 2015

Mulheres

Ser Mulher

Par de Brincos da Minha Avó
Ao inciar este Blog sabia que um dos temas que iria abordar seria Mulher, por que é uma constante em minha Vida e me trás plenitude , e este revelar foi permeando todo meu trabalho como terapeuta até hoje.
Fiquei pensando quando foi que eu me descobri sendo uma mulher, e a imagem mais remota que tenho acesso estou com um pouco mais de dois anos abrindo uma porta de guarda roupa, dentro vejo frascos maravilhosos contendo líquido amarelado, chamado perfume, um pouco atrás destes frascos encontro um volume com fios loiros, mais tarde entendi que o nome deste fios tão sedosos é peruca, adorno usado por mulheres no fim da década de 60. 
Este cenário é perturbador, sou levada a apanhar um frasco e os sedosos fios loiros, abro o frasco, sinto um aroma maravilhoso e jogo sobre meu corpo gotas tão doces, toda esta experiência foi encantadora.
A próxima cena vejo minha mãe ao meu lado me observando. Sorte a dela que chegou antes que eu jogasse todo o perfume sobre mim e a peruca que estava em minha outra mão.
A cena e a sensação que ainda sinto me permite ter a certeza que naquele momento estava me identificando com as mulheres a minha volta e as copiando, eu era uma mulher e queria fazer parte deste clã. 
Cresci em uma casa com muitas mulheres, e bem próximo tinha primas, tias e avós, o meu universo da infância e adolescência  foi junto às mulheres, quando se reuniam eu ficava ouvindo atentamente, fui descobrindo as dores e angustias que passavam, mas também pude estar próxima da energia feminina do acolhimento, flexibilidade, a criatividade aparecendo no artesanato e na culinária.
Tive duas presenças acolhedoras com uma energia bela e delicada, própria do feminino, minha mãe e minha madrinha, já minha avó me trouxe uma energia feminina que se envolve com a terra, que me ensinou onde buscar o alimento para o corpo e para a alma.
A imagem que postei no incio são um par de brincos que minha avó usou por toda sua vida, e que para mim representam essa força criadora, acolhedora, e transformadora.

 Onde está sua força criadora e transformadora?








Um comentário:

  1. Que lindos brincos!
    Adorei ler suas lembranças, suas raízes no feminino familiar, tão bonitas.
    Essa pergunta final me pegou, já tive resposta para ela, hoje preciso sentir e ver onde está.
    Bjs

    ResponderExcluir