sábado, 4 de abril de 2015

Plantando ideias, Construindo Sonhos

Oficina de Jardinagem

Crianças pintando os vasos de barro
Mais um post do projeto Plantando Ideias, Construindo Sonhos.
Aconteceu a primeira oficina para as crianças, intitulada Oficina de Jardinagem,seguindo a proposta de possibilitar um local onde possam expressar seu potencial criativo, descobrir novos saberes através de experiencias física-sensórias que as levam ao sentir e  a novas conexões.
Iniciamos o  encontro com uma roda de conversas e falamos sobre nossas brincadeiras deste dia.
Em seguida fomos para o quintal, o grupo sentou-se ao redor de tintas e pinceis e cada um foi pintando o seu vasinho de barro com as cores e formas que escolhessem. Enquanto pintavam e escolhiam a cor da próxima pincelada no vaso, compartilhavam tintas, pinceis, histórias e sonhos entre o grupo.
Os vasos iam se desenhando como atraentes arco iris, nuvens,jardins e mandalas, não havia limites para que viajassem e colocassem em sua pintura as cores, as misturas e os movimentos dos pinceis.
Esperamos os vasos secarem enquanto compartilhamos um pic nic, e as conversas foram desde o suco que queriam beber até a discussão dos planetas do sistema solar, uns iam contribuindo com o outro com mais uma informação, esta conversa entre as crianças foi espontânea e graciosa.
Mais uma vez as crianças entraram no universo das cores, agora com lápis de cor e giz de cera, e foram levadas para o seu mundo interno em busca de um SONHO , registrando-os em um pedaço de papel, que com a dobradura transformou-se em flor.
Crianças plantando uma muda em seus vasos
Então chegava o momento do contato com a TERRA, esta que nos sustenta e que fortalece, que nós dá o alimento para o corpo e para a alma, tão simbólico e curativo.
As crianças pegavam seus vasos, colocavam a mudinha que tinham escolhido, e o preenchiam com a TERRA, e junto à mudinha "plantavam" o seu sonho desenhado no papel.
A alegria, o prazer e satisfação era visível nas crianças.
Agradeço por poder compartilhar com este grupo este momento tão rico, e com certeza saí desta experiencia modificada, com mais cores em meus pensamentos e terra em meus pés
Crianças cuidem de suas mudinhas, cultivem seus sonhos e colham os frutos da VIDA!!!!

Voltarei trazendo as falas das crianças com esta experiência e seus desdobramentos.
Até mais!!





4 comentários:

  1. Respostas
    1. Cristiane
      De fato foi um momento valioso, para as crianças e para mim!
      Beijo

      Excluir
  2. Kátia, você já está na lista de links do meu blog, está na sessão Fazer Alma, coloquei Blog da Kátia, achei que colocar seu nome completo ficaria muito formal, mas se preferir diferente, faço a alteração.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane
      Muito obrigada por citar o meu Blog. Sinto gratidão!!
      Está ótimo Blog da Katia.
      Beijos

      Excluir