sábado, 6 de junho de 2015

Constelação Familiar

AS ORDENS DO AMOR



Constelações Familiares nos traz a existência de uma ordem para que o Amor dê certo, ou seja, para que a energia amorosa da vida continue seu fluxo entre os membros da família temos três ordens a respeitar, é o que Bert Hellinger chama de ORDENS DO AMOR.

HIERARQUIA
Esta hierarquia não está relacionado ao poder, quem pode mais, o que na nossa sociedade atual é muito comum. Entender a Hierarquia a qual Bert Hellinger se refere é unica e exclusivamente reconhecer e aceitar o fato que nossos  antepassados vieram antes, honrar suas historias e destinos.
Os pais são "os grandes", vieram antes, os filhos são "os pequenos", mesmo quando adultos temos que reconhecer que nossos pais são "os grandes" e nós os "pequenos". Parece simples, contudo notamos nas Constelações Familiares que muitas vezes os filhos se colocam maiores que seus pais, ou os pais esperam muito do filhos, desta maneira a ordem não está sendo respeitada.
Entre os filhos temos que lembrar e reconhecer o primeiro, o segundo, o terceiro, e assim por diante. Se em uma família na primeira gestação ocorreu um aborto ou a criança morre ainda pequena, este é o primeiro filho deste casal, aquele que vier a nascer mais tarde será o segundo.
Em uma família o casal prevalece sobre os filhos, pois a formação do casal veio antes dos filhos. Em uma organização temos que reconhecer a hierarquia a partir de quem chegou primeiro, se um trabalhador está há 20 anos em uma empresa com o cargo de vigia, e a empresa admite um novo diretor, o vigia é o primeiro, o diretor veio depois. 

DAR E  RECEBER
Nas relações que estabelecemos é necessário o equilíbrio entre o que eu dou ao outro e o que recebo, tem que haver a mesma medida, uma troca justa, caso contrário a relação não se sustenta, há desarmonia.
A exceções desta regra é entre pais e filhos, os pais sempre dão mais aos filhos, pois lhe deram a Vida, não há como retribuir aos pais, aos filhos cabe agradecer o que receberam.
Bert Hellinger também cita a relação entre professores e alunos, ele acredita que não temos como retribuir ao professor o valor do conhecimento, do saber, que nos foi transmitido.

PERTENCIMENTO
Esta ordem refere-se ao direito de pertencer à família, não podemos excluir ninguém, caso contrario o campo familiar ficará em desiquilíbrio.
Muitas vezes alguns membros da família tem um destino o qual incomoda aos demais, e isto pode ocasionar um "não" para este integrante. 
Temos dificuldade em aceitar uma pessoa na família, talvez por que há algo que não se ajuste às regras sociais de uma determinada cultura, ou por sentirmos muita dor, então facilmente excluímos alguém, nem nos lembramos de sua existência. 
Há anos era comum as famílias esconderem pessoas com doenças psiquiátricas, rebaixamento intelectual,  estas ficavam isoladas em quartos ou instituições. Não gostamos de lembrar de um membros envolvidos em assassinatos, roubos, drogas. Os abortos tendem a ser esquecidos, não colocamos estes filhos no seu lugar entre os que ficaram.
Em algumas situações uma pessoa pode fazer parte de uma família mesmo não tendo laços consanguíneos, no caso de uma família receber cuidados de um colaborador por anos, esta pessoa também faz parte do campo familiar ao qual prestou serviço, assassinos entram para o campo familiar daquele que foi assassinado. No caso da adoção aquele que foi adotado pertence ao campo familiar da família biológica, os pais que deram a Vida, e aos pais adotivos, aqueles que cuidaram.

Quando reconhecemos as ordens em uma Constelação Familiar, imediatamente o campo familiar sente um grande alivio e bem estar, e assim é possível resgatar harmonia e permitir que o fluxo do amor chegue a todos





Nenhum comentário:

Postar um comentário