Constelação Familiar

Abrir-se para o todo. Sem julgamento. Sem intenção



A prática da Constelação Familiar não é simplesmente uma técnica. Esta pratica é sempre uma novidade, não sabemos para onde cada Constelação irá caminhar, é necessário que o facilitador e a pessoa que vai Constelar confiem e se  entreguem ao sistema, o qual vai procurar a ordem e equilíbrio, e para isto temos que retirar nossos julgamentos e desejos, e simplesmente deixar acontecer.
A Constelação Familiar pode acontecer em grupo, neste caso há  uma organização de pessoas interessadas em estar como participantes em uma dada Constelação, e então com a orientação do facilitador a pessoa que vai colocar uma questão para ser Constelada escolhe participantes para representarem membros de sua família e os coloca em relação.Estes participantes vão entrar em contato com o campo familiar desta pessoa e irão mostrar através de movimentos, sensações a energia desta família.
Para Bert Hellinger todos que estão presentes em uma Constelação Familiar também estão Constelando, todos estão ganhando.
Podemos fazer a Constelação Familiar em uma sessão individual, neste casos usamos bonecos, sapatos, almofadas , ou outras objetos para sentir o campo energético de uma dada família. Isto é possível, pois  o facilitador e a pessoa que está Constelando encontram sincronia,  sensibilidade, e abertura para o campo familiar, e podem movimentar os bonecos, ou outros objetos, e assim permitirem que o fluxo da energia  encontre um certo equilibro.   
Ainda como processo individual podemos fazer uma Constelação com imagens,  o facilitador leva o cliente a um relaxamento e então vai conduzindo a Constelação auxiliando para que o cliente evoque imagens, a pessoa que está Constelando entra em contato com a força da família e  de cada imagem, e vai dando informações ao facilitador que o ajuda nesta condução da Constelação. 
Não há uma maneira mais eficiente que a outra, em qualquer circunstância, quando o trabalho é realizado com respeito, sem julgamento, sem intenção, o desbloqueio acontece e pode reverberar entre todos os membros da família, para Bert Hellinger tanto os que estão vivos  como os que já morreram recebem muito em uma Constelação.

Sem julgamento
Sem intenção
Sem pressa
Abrir-se para o todo
Permitir que a imagem tenha um efeito
Sentir o corpo
Sintonia com o coração




AS ORDENS DO AMOR



Constelações Familiares nos traz a existência de uma ordem para que o Amor dê certo, ou seja, para que a energia amorosa da vida continue seu fluxo entre os membros da família temos três ordens a respeitar, é o que Bert Hellinger chama de ORDENS DO AMOR.

HIERARQUIA
Esta hierarquia não está relacionado ao poder, quem pode mais, o que na nossa sociedade atual é muito comum. Entender a Hierarquia a qual Bert Hellinger se refere é unica e exclusivamente reconhecer e aceitar o fato que nossos  antepassados vieram antes, honrar suas historias e destinos.
Os pais são "os grandes", vieram antes, os filhos são "os pequenos", mesmo quando adultos temos que reconhecer que nossos pais são "os grandes" e nós os "pequenos". Parece simples, contudo notamos nas Constelações Familiares que muitas vezes os filhos se colocam maiores que seus pais, ou os pais esperam muito do filhos, desta maneira a ordem não está sendo respeitada.
Entre os filhos temos que lembrar e reconhecer o primeiro, o segundo, o terceiro, e assim por diante. Se em uma família na primeira gestação ocorreu um aborto ou a criança morre ainda pequena, este é o primeiro filho deste casal, aquele que vier a nascer mais tarde será o segundo.
Em uma família o casal prevalece sobre os filhos, pois a formação do casal veio antes dos filhos. Em uma organização temos que reconhecer a hierarquia a partir de quem chegou primeiro, se um trabalhador está há 20 anos em uma empresa com o cargo de vigia, e a empresa admite um novo diretor, o vigia é o primeiro, o diretor veio depois. 

DAR E  RECEBER
Nas relações que estabelecemos é necessário o equilíbrio entre o que eu dou ao outro e o que recebo, tem que haver a mesma medida, uma troca justa, caso contrário a relação não se sustenta, há desarmonia.
A exceções desta regra é entre pais e filhos, os pais sempre dão mais aos filhos, pois lhe deram a Vida, não há como retribuir aos pais, aos filhos cabe agradecer o que receberam.
Bert Hellinger também cita a relação entre professores e alunos, ele acredita que não temos como retribuir ao professor o valor do conhecimento, do saber, que nos foi transmitido.

PERTENCIMENTO
Esta ordem refere-se ao direito de pertencer à família, não podemos excluir ninguém, caso contrario o campo familiar ficará em desiquilíbrio.
Muitas vezes alguns membros da família tem um destino o qual incomoda aos demais, e isto pode ocasionar um "não" para este integrante. 
Temos dificuldade em aceitar uma pessoa na família, talvez por que há algo que não se ajuste às regras sociais de uma determinada cultura, ou por sentirmos muita dor, então facilmente excluímos alguém, nem nos lembramos de sua existência. 
Há anos era comum as famílias esconderem pessoas com doenças psiquiátricas, rebaixamento intelectual,  estas ficavam isoladas em quartos ou instituições. Não gostamos de lembrar de um membros envolvidos em assassinatos, roubos, drogas. Os abortos tendem a ser esquecidos, não colocamos estes filhos no seu lugar entre os que ficaram.
Em algumas situações uma pessoa pode fazer parte de uma família mesmo não tendo laços consanguíneos, no caso de uma família receber cuidados de um colaborador por anos, esta pessoa também faz parte do campo familiar ao qual prestou serviço, assassinos entram para o campo familiar daquele que foi assassinado. No caso da adoção aquele que foi adotado pertence ao campo familiar da família biológica, os pais que deram a Vida, e aos pais adotivos, aqueles que cuidaram.

Quando reconhecemos as ordens em uma Constelação Familiar, imediatamente o campo familiar sente um grande alivio e bem estar, e assim é possível resgatar harmonia e permitir que o fluxo do amor chegue a todos

Constelação Familiar

Sunset in Sun Flower Field, Maryland  I love this photo of sunflowers fading into the golden sunset. Repinned by sailorstales.wordpress.com
O AMOR QUE CURA, O AMOR QUE ADOECE



Todo sistema familiar tem seu campo, e todos que fazem parte desta família pertencem a este campo, assim todos estão ligados e conectados entre si e com as ordens do amor que fluí neste campo familiar.
Quando acontece de alguém sofrer uma dor profunda, como uma perda precoce de um filho, um assassinato, acidentes, abortos, entre tantas outras que fazem parte da historia de vida de cada um, esta dor permanece no campo familiar. 
Seu descendente, pode ainda criança imbuído pelo pensamento magico e tomada pelo seu grande amor assumir sacrifícios na esperança e desejo de salvar e livrar seu antepassado da dor.
Ao se vincular à dor de um outro esta criança faz uma escolha por toda sua vida, e traz consigo situações que não lhe permitam viver plenamente, como uma doença física ou mental, dificuldades financeiras, vícios.
Isto é o que Bert Hellinger chama de o Amor Que Adoece, por amor podemos assumir responsabilidades e culpas que não são nossas.
Quando adultos trazemos à luz este pensamentos infantis e percebemos que estas crenças não podem alcançar seus objetivos, não salvaremos nossos entes amados, então estamos diante de uma tomada de decisão em favor da harmonia e da vida.
 Isto só é possível quando o Amor desta criança é reconhecido e respeitado sem julgamentos. Reconhecemos e honramos a dor e destino de nosso antepassado, e podemos  nos permitir sentir  Paz e Vida. Este é o Amor Que Cura.




  



Desenho da artista plástica Naila Pommé

Conheci Constelação Familiar em 2009, e desde então tenho mergulhado neste universo atraente e construtivo, e me deparado com a abrangência e possibilidades que a Constelação Familiar pode trazer às nossas vidas.
Abordarei alguns aspectos teóricos em uma tentativa de elucidar o que é Constelação Familiar.

Constelação Familiar Sistêmica é um processo terapêutico criado por Bert Hellinger, nascido em 1925 na Alemanha, atualmente ministra cursos, workshops em vários locais por todos continentes, e a cada momento nos mostra um olhar diferente e profundo das Constelações Familiares. 
Bert Hellinger estudou filosofia,pedagogia e teologia, entre outras abordagens terapêuticas. Ele era um missionário e em 1970 deixa a ordem religiosa e dedica-se às Constelações Familiares.
A base da Constelação Familiar é de que existe um inconsciente coletivo de cada família, e que além da carga genética que recebemos, através de nossos pais,  estamos todos conectados por este inconsciente coletivo, conscientemente ou inconscientemente.
Assim todos fazemos parte do campo energético de nossas famílias, espaço com  todas as historias, experiências, dores , sucessos, amores dos que vieram antes.
Recebemos a Vida através de nossos pais, a qual chegou até eles através de seus pais, nossos avós, desta maneira podemos visualizar um mar de gente que veio antes, e agora cabe a nós passar para frente esta Vida, esta Força; para nossos filhos, animais, trabalho, algo de muito grandioso para cada um de nós que leve esta força.
Bert Hellinger chama de fluxo do AMOR, e para que este amor dê certo temos que reconhecer as ordens do amor, que são:
  • Dar e Receber na mesma medida, equilíbrio.
  • Hierarquia, reconhecer os que vieram antes, uma ordem.
  • Pertencimento, todos fazem que parte do sistema tem direito igual de pertencer.

Neste meu percurso encontro várias pessoas querendo entender melhor "O que é Constelação Familiar", assim irei trazer para este espaço algumas informações, mas não se esqueçam que o teórico é importante, mas o "sentir" é valioso.
Aos interessados sugiro que experimentem a Constelação Familiar, só assim terão um verdadeiro "saber" acerca das constelações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário