sexta-feira, 10 de julho de 2015

Constelação Familiar




Abrir-se para o todo. Sem julgamento. Sem intenção




A prática da Constelação Familiar não é simplesmente uma técnica. Esta pratica é sempre uma novidade, não sabemos para onde cada Constelação irá caminhar, é necessário que o facilitador e a pessoa que vai Constelar confiem e se  entregem ao sistema, o qual vai procurar a ordem e equilíbrio, e para isto temos que retirar nossos julgamentos e desejos, e simplesmente deixar acontecer.
A Constelação Familiar pode acontecer em grupo, neste caso há  uma organização de pessoas interessadas em estar como participantes em uma dada Constelação, e então com a orientação do facilitador a pessoa que vai colocar uma questão para ser Constelada escolhe participantes para representarem membros de sua familia e os coloca em relação.Estes participantes vão entrar em contato com o campo familiar desta pessoa e irão mostrar através de movimentos, sensações a energia desta familia.
Para Bert Hellinger todos que estão presentes em uma Constelação Familiar também estão Constelando, todos estão ganhando.
Podemos fazer a Constelação Familiar em uma sessão individual, neste casos usamos bonecos, sapatos, almofadas , ou outras objetos para sentir o campo energético de uma dada familia. Isto é possível, pois  o facilitador e a pessoa que está Constelando encontram sincronia,  sensibilidade, e abertura para o campo familiar, e podem movimentar os bonecos, ou outros objetos, e assim permitirem que o fluxo da energia  encontre um certo equilibro.   
Ainda como processo individual podemos fazer uma Constelação com imagens,  o facilitador leva o cliente a um relaxamento e então vai conduzindo a Constelação auxiliando para que o cliente evoque imagens, a pessoa que está Constelando entra em contato com a força da familia e  de cada imagem, e vai dando informações ao facilitador que o ajuda nesta condução da Constelação. 
Não há uma maneira mais eficiente que a outra, em qualquer circunstância, quando o trabalho é realizado com respeito, sem julgamento, sem intenção, o desbloqueio acontece e pode reverberar entre todos os membros da família, para Bert Hellinger tanto os que estão vivos  como os que já morreram recebem muito em uma Constelação.


Sem julgamento
Sem intenção
Sem pressa
Abrir-se para o todo
Permitir que a imagem tenha um efeito
Sentir o corpo
Sintonia com o coração




Nenhum comentário:

Postar um comentário